segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

A paz, busquemos a paz.



Ainda não consigo entender a razão de tanta negatividade. O cansaço emocional, psicológico, venceu uma sociedade que vive rendida à arrogância, ao insulto fácil, à intolerância …

Os sorrisos foram vencidos, substituídos pelas faces carregadas, ansiosas, derrotadas … mas derrotadas porquê?

Afinal porque não olham o horizonte, não contemplam o nascer do sol, não respiram profundamente as brisas frescas da manhã? 

Qual a razão pela qual não agradecemos o respirar, o viver, o acordar?

Vive-se por viver, cabisbaixos, vencidos pelas doenças que atormentam e sugam a positividade da sociedade. Como combater o mau-humor, a ansiedade, os vampiros que sugam a boa-disposição, que atormentam a nossa paz?

Bom o melhor para combater a negatividade, varrendo-a para debaixo do tapete, será seguramente adoptar atitudes positivas, construtivas, mantendo a mente activa, inundando-a com sorrisos, alegria, empatia …

A paz é hoje algo cada vez mais difícil de obter, pois vivemos rodeados de pessoas insatisfeitas, gulosas de bens materiais, intolerantes, frustradas, envenenadas com opiniões contrárias, imutáveis, que não aceitam fundamentação. No fundo pessoas perdidas delas próprias, pelo que urge que se encontrem, busquem o caminho da serenidade, da paz interior, da cumplicidade.

Todos os problemas que criamos nas nossas mentes são solucionáveis, assim temos que pensar, mas acima de tudo agir!

Não criemos em cada solução um problema. A positividade ajuda a levantar o semblante, a energia, que por sua vez nos dá ânimo e força para a resolução dos problemas e para a transposição de obstáculos, que em muitos casos podemos utilizar para edificar ideias e soluções práticas e duradouras.

O fardo das tarefas torna-se mais leve se distribuído por todos, desde que todos o segurem de forma firme e aguerrida, pois caso contrário, uma parte cede e o fardo cai, arrastando todo o grupo para o chão, tornado a tarefa de superação hercúlea, ainda que não impossível.

Lembrar que o mundo é belo, que somos seres maravilhosos, incríveis, parte de um universo imenso, interminável, fará com que nos sintamos impregnados de felicidade, polvilhados do que faz bem às nossas mentes, ao nosso ser, ainda que tal seja insignificante perante a escala universal, mas tão grande na profundeza da alma de cada um!

A paz, busquemos a paz, algo tão valioso, algo que busco, como vós buscais. Sem paz a vida é cinzenta, dolorosa, triste. Mas levantai a cabeça, removei a cinza as trevas e deixai que o sol da vossa alma ilumine a mente, o espírito a vida … buscai a harmonia!

Não vos deixeis abater, lutai contra tudo que sepulta a paz. Renunciemos ao egocentrismo e vivamos mais de nos para nos, mas também para os outros, pois os nossos actos de solidariedade reflectem-se no nosso bem-estar emocional.

Busquemos pois a paz … a nossa e a dos outros!




João Salvador – 29/02/2016