quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Sonhos versus realidade


Quando perseguimos um sonho devemos busca-lo com afinco e paixão, sem receio de acontecimentos vindouros ou simplesmente devemos abandona-los?
Diriam os ditos sábios que em tempos a renúncia era a maior prova de amor que se daria aquela a quem entregamos a nossa alma. Hoje após sentirmos o veneno dessa atitude pensada friamente, interrogamo-nos se a dita renúncia de amor, cujo suposto propósito é proteger quem se ama, não será proteger outros de uma dor sobre a qual não buscaram? Não será a renúncia mais do que cobardia camuflada de um alguém que matou os seus sentimentos por medo, capricho ou mesmo comodismo?
Que resta agora ao renunciante e sua musa senão vidas em dimensões que caminham paralelas, mas que se entrecruzam ocasionalmente nas ciladas da vida?
Tais encontros fortuitos ainda que não presentes no mundo real apenas aprofundam as mágoas dos seus corações já de si debilitados por um amor que implora por acontecer, mas que jaz trancado a sete chaves guardado nos confins da alma!
Não se aconselha a dor que sente quem ama verdadeiramente, antes pelo contrário não se percam em deambulações empíricas que esbarrem nos vossos sentimentos; não permitam que os matem!
Aos que vivem ainda a jovialidade e inocência de um amor puro, ainda que não se venha a revelar duradouro, vivam-no e guardem as melhores memórias desse amor tresloucado, pois serão esses retalhos de vida que alimentarão as almas carentes nos dias de melancolia, nos dias em que as lágrimas se desprendem do olhar vazio e acariciam a face esbatida; ou até nos dias de revolta!
Ainda que as dilacerantes e profundas feridas provoquem uma dor constante e intolerável; ainda que jamais sejam saradas pela substituição de outro coração; ainda que as palavras lançadas hajam sido tão poderosas e aguçadas como o gume de uma espada talhada pelo melhor ferreiro do reino da desilusão; por mais que tenhas sido premiado pelo derrubar do teu castelo encantado; ainda que nada possa ser feito para anemizar a crueldade do mundo real que te impede a felicidade … tens em ti todo um mundo por descobrir, ainda que amorfo de vida!
É nessa vida que o fantasma de ti vive e sente, ou procura sentir, ainda que sinta apenas os elementos naturais que te fustigam. Podes sempre amar o sol, o mar, o vento, a chuva, os rios, as criaturas que habitam a terra … podes sempre amar o próximo, ser solidário, amigo, camarada, podes tentar ser tu sem o ser ainda que o sejas mas com a dor escondida no teu peito cuja renúncia te cravou no peito e ali guardas no dito cofre como se de um rubi se trata-se.
Pode o coração incauto já de si maduro pela experiência da vida continuar a viver em paz? Não! Mas pode sempre viver na paz possível e no mundo que tem agora ao seu dispor, visto que a barreira que colocou a si próprio é agora inultrapassável por opção da realidade!
Aqueles que ainda não mataram os seus sonhos, procurem não o fazer, busquem a loucura, a paixão de um amor, vivam-no intensamente, vivam-no hoje e não amanhã, pois agora é tempo, logo é tarde!
Alimentem o sonho com verdade, com sinais mas sempre acompanhados por gestos e acima de tudo atitudes concretas, sentidas e vividas por quem amam, ou então viverão eternamente o dilema da renúncia ao sonho, um fantasma que corre vestido pela escuridão (carregando no seu semblante o amargo sabor da desilusão), nos pantanosos caminhos que pode tornar-se o sonho de um amor tumular.
Não matem o amor … deixem viver tão nobre sentimento e acima de tudo matem a renúncia, sentimento agridoce (ainda que mortal) mas amargo como fel!


João Salvador – 26/12/2013