sexta-feira, 15 de julho de 2011

Procuro a sabedoria nos Deuses



Sou um simples mortal que aspira alcançar a felicidade,
Recorri incansavelmente aos deuses,
Procurei o favor de Atena, deusa da sabedoria, da justiça e das batalhas
Procurei nesta deusa, nascida das têmporas de Zeus a beleza do meu ser;
Procurei a sabedoria,
Abandonas-me Atena, ser tão gracioso mas hipócrita,
Mesmo assim alcanço o Olimpo,
Procuro na penumbra dos tempos, a explicação para a minha existência.
Rendido á minha sorte, deleito-me com as sevícias de Baco ...
Navego no seu harém de vícios pecaminosos,
Perco-me em prazeres carnais, prazeres sem sentimento enfraquecidos de amor,
Embriago-me no vinho celestial,
Procuro enganar a minha alma, enveneno-a …
Sinto-me abandonado pelos Deuses, seres injustos e malévolos,
Deambulo perdido pelo Olimpo,
Tento encontrar a sabedoria que me foi negada que Atena me recusou ...
Procuro no caos da minha mente, e deparo-me com Tifão e revejo-me nele,
Toco com a cabeça perdida o céu, estendo os braços ...
Subjugo o mundo à minha vontade,
Numa demonstração pérfida de poder, para justificar o meu ser; a minha frustração,
Fui gerado por Gaia, para subjugar Zeus e alcançar a sua glória,
Vi-me numa luta titânica e inglória, votada ao fracasso,
Afinal o monstro era eu, entrei num pesadelo do qual quero acordar ...
Era Tifão, um ser abominável e desprezível.
Um ser repugnante, com os meus dedos de dragão; ser alado e cintura coberta de víboras
Apelei a Zeus que me desse sabedoria,
Encontrava-me numa luta que não poderia ganhar,
Fui repudiado e abandonado á minha sorte,
Nem a grandiosidade dos Deuses me salvou, apenas Baco me acudiu,
Não sou um deus, apesar de o ter almejado,
Caminho por uma terra sem sonhos sem futuro,
Onde o verde se tornou cinzento,
Onde a escuridão envolveu as almas dos humanos, que caminham sem ver …
Mas não desisto, hei-de encontrar a sabedoria, hei-de ver a luz … um sinal
Irei encontrar a explicação para a minha própria existência,
Sei que não sou um deus, apesar de ter procurado os seus favores,
Sou apenas um simples humano que vive e sonha …

João Salvador

Sem comentários:

Enviar um comentário